XILOGRAVURA MANUAL PRÁTICO

A xilogravura é uma das técnicas de gravura mais antigas e foi muito utilizada em diferentes culturas ao longo da história. Ela é conhecida pela sua simplicidade e eficácia, e pode ser usada para criar imagens com linhas fortes e contrastes marcantes.
Para a produção de uma matriz, a madeira é utilizada como suporte para a criação da imagem. A matriz é esculpida com ferramentas cortantes (goivas, facas, formões) formando as áreas em relevo que receberão a tinta. Em seguida, a matriz é entintada e transferida para o papel ou outro suporte, fazendo uso de uma prensa ou pressão manual. A imagem final é o resultado do processo de impressão, que reproduz as áreas em relevo da matriz.
A xilogravura é uma forma de arte, sendo muito valorizada por sua capacidade de transmitir mensagens e expressar ideias por meio da imagem.

Por Viviane Vilela

Preparação da madeira 

A madeira escolhida influenciará diretamente em seu resultado final, porém é possível fazer xilogravura em todo tipo de madeira que você imaginar, só é preciso ter em mente que cada madeira lhe dará um resultado diferente.
A madeira ideal para o entalhe no entanto, é aquela dócil ao corte, mas com alguma resistência para aguentar a força da prensa na hora da impressão. As preferidas para o entalhe são: imburana, pinho, cedro, mogno, o compensado e o mdf que vem como uma alternativa mais acessível e entregam ótimos resultados. 

Escolha do desenho 

A escolha do desenho aqui é importante, é preciso pensar ao contrário, espelhado. Tudo que você riscar na madeira saíra ao contrário na hora da impressão. Para facilitar esse trabalho, o ideal é desenhar em uma folha sulfite comum ou papel manteiga e transferir o desenho para a madeira com o auxílio de um papel carbono, dessa forma é possível espelhar o desenho na hora de passá-lo para a madeira.

Entalhe 

O entalhe é feito com material cortante, que pode ser formão ou goivas. São ferramentas pontiagudas que permitem tirar da madeira somente as partes que deseja. Nessa fase é preciso ter em mente que tudo que for cavado na madeira ficará vazado na impressão, ou seja, não irá entrar em contato com a tinta e consequentemente trará o efeito de luz para sua arte.

Gravação da matriz

Ao iniciar o entalhe em uma peça de madeira, é importante lembrar que cada corte que é feito é permanente e não pode ser desfeito. É importante ter cuidado ao fazer o corte e planejar com antecedência o que será feito. O uso de ferramentas de corte afiadas e a realização de testes preliminares podem ajudar a minimizar a possibilidade de erros. Também é importante ter em mente que a prática é fundamental para aprimorar as habilidades de entalhe e minimizar a possibilidade de cortes indesejados.

Mobirise

 Preparação do berço

Após todo processo de entalhe na madeira, que chamamos de matriz, é hora de fazer a primeira impressão, que será uma prova, um teste que irá nos mostrar se o trabalho está acabado ou se ainda precisa de alguns ajustes. Para que a impressão saia perfeita, precisamos construir um berço para apoiar a matriz e evitar que ela se desloque na hora da impressão, esse berço consiste em delimitar o espaço que temos no papel escolhido, para a impressão saia centralizada.
Para sua primeira impressão, não há necessidade de uso de um papel especial, papeis comuns como sulfite 90g servirá perfeitamente, com o tempo e com a prática você sentirá a necessidade de testar outros papeis e até outros suportes. 

Mobirise

 Preparação da tinta para impressão 

A tinta mais utilizada para impressão de xilogravura é a tinta tipográfica, que pode ser encontrada em lojas especializadas de material gráfico e na internet.
Retire uma pequena quantidade de tinta da lata com ajuda de uma espátula, uma ponta da espátula ja é suficiente, pois a tinta renderá muitas impressões. Espalhe esse pouco de tinta sobre uma superfície lisa, um vidro por exemplo, espalhe a tinta sobre o vidro usando o rolo emborrachado. 

Entintando a matriz

Quando a tinta estiver bem espalhada sobre o vidro, comece a entintar a matriz, com camadas finas de tinta, sem excessos para não entupir o entalhe feito na matriz.

Levando a matriz para o berço 

Encaixe a matriz sobre o berço, já previamente preparado, e encaixe o papel sobre a matriz fazendo leve pressão com as mãos. Com a colher de pau, faça movimentos circulares sobre toda extensão onde há contato do papel com a matriz. Continue fazendo movimentos circulares aplicando uma certa força para que a tinta seja transferida para o papel. 

Resultado 

Após alguns minutos pressionando o papel sobre a matriz, retire o papel com cuidado e aprecie o resultado.
É importante ressaltar que, nem toda primeira impressão ficará de seu agrado, ela pode ficar falhada, talvez por falta de tinta ou por falta de força na hora de pressionar a colher de pau. No entanto, a matriz lhe permitirá fazer quantas impressões desejar, e a cada nova tentativa, o trabalho vai ganhando qualidade. 

Limpeza dos materiais 

Tão importante quanto a preparação dos materiais para impressão, é a limpeza feita após o término dos trabalhos, pois esse cuidado será primordial para a durabilidade de suas ferramentas.
Para limpeza da tinta e dos rolos, use a estopa ou retalhos de tecidos embebidos em querosene, aguarrás ou solvente (tinner).  

Mobirise Website Builder

Impressão manual e prensa

Há disponível no mercado, alguns modelos de prensas que ajudam o artista na hora da impressão. Mas para uma primeira experiência e até mesmo trabalhos futuros, a impressão manual nos entrega resultados satisfatórios.
Cada modo de impressão nos entregará resultados distintos, há quem prefira a impressão manual e quem considere a prensa mais eficaz.
O ideal é experimentar as duas formas e usar a que mais lhe agrada ou a disponível no momento. 

Telefone:

+55 65 98475 1352

E-mail:

cbavilella@gmail.com

Made with ‌

Landing Page Software